Atar & Planalto de Adrar
Atar
Atar é um vilarejo na Mauritânia que serve como porta de entrada para uma das áreas mais notáveis e inacessíveis do país: o Planalto de Adrar. É um importante centro administrativo, comercial e cultural da região norte do país. A cidade tem uma atmosfera tranquila e típica do Sahara: casas em adobe, ruas empoeiradas, e mercados movimentados. Conta com infraestrutura modesta, mas suficiente para receber turistas.
Eu usei Atar como base para os passeios pelo Sahara, tanto o planalto de Adrar, quanto o deserto de dunas. Fiquei neste albergue Bab Sahara , gestido por uma holandesa e um staff muito simpáticos. O ambiente é acolhedor e habitado por patos, gatos e galinhas. Possui várias opções de acomodações, desde glamping de luxo, até camping e tenda compartilhada (eu fiquei uns dias na caravan e uns dias na collective tent e gostei muito de ambos). Tenha em mente que as refeições são a parte. Também foi em Atar que fiz boas amizades. O pessoal é muito simpático e acolhedor.
Planalto de Adrar
Conhecido por suas espetaculares formações rochosas e deslumbrantes oases, dentre eles o Oasis de Terjit. O vento e o tempo erodiram o planalto, deixando penhascos espetaculares, mesas e dunas imponentes que se elevam dramaticamente acima da planície desértica.
Incríveis petróglifos podem ser vistos de perto e fazem parte de um conjunto notável de arte rupestre pré-histórica que oferece pistas valiosas sobre os antigos habitantes do Sahara antes de sua desertificação. Esses petróglifos estão espalhados por várias formações rochosas e abrigos naturais da região. Muitos estudiosos acreditam que datam de aproximadamente 6.000 a 2.000 anos atrás, abrangendo períodos em que o Sahara era mais úmido e habitável. As gravuras representam uma fauna hoje extinta ou deslocada da região, como: girafas, elefantes, antílopes, bovinos domésticos e crocodilos (indicando a existência de cursos d’água).
Mhaïrith
Outra região de oásis, destaca-se por sua extensão e diversidade paisagística. Apesar de menos estruturada para o turismo em comparação com Terjit, Mhaïrith oferece uma experiência autêntica e tranquila.
Mhaïrith representa um exemplo notável de como comunidades adaptaram-se ao ambiente desértico, mantendo tradições e modos de vida que perduram há séculos.